Rua Dois de Dezembro, 10
Itaquera - CEP 08220.520 

São Paulo - SP

(11) 2079-9071 / (11) 2079-5729

(11) 2079-0526 / (11) 2071-8854

Conheça os tipos de plásticos

O plástico é um dos materiais mais presentes no nosso cotidiano. Ele é matéria-prima para a fabricação de escovas, brinquedos, bijuterias, peças do computador, utensílios de cozinha, entre outros. Seu emprego em diversos tipos de produto se deve a sua alta durabilidade, menor consumo de energia e maior facilidade de transporte e processamento.

Os plásticos são polímeros originados de uma fração do petróleo chamada nafta e também de fontes renováveis. Eles se subdividem de acordo com a composição de sua cadeia de moléculas. A seguir, veremos a diferenciação mais básica, que pode ser feita a partir da extensão e estrutura dos polímeros, e como identificar se esses materiais são próprios ou não para a reciclagem.

Como eu identifico o tipo de plástico do meu produto?

Para os consumidores saberem de qual tipo de plástico é feito o produto que estão adquirindo, há um padrão utilizado pelas fábricas. Você já deve ter reparado que existem números cercados por um triângulo com setas nos rótulos dos produtos plásticos que você adquire. Eles têm a função de alertar os consumidores sobre o descarte seletivo, além de orientar a separação devida de cada material.

No Brasil, a norma técnica dos plásticos (NBR 13.230:2008) foi concebida de acordo com critérios internacionais. A numeração separa os plásticos em seis diferentes tipos de materiais (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS), e ainda há uma sétima opção (outros), normalmente empregada para produtos plásticos fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais. Confira a figura abaixo: